quinta-feira, 24 de maio de 2012

LIVROS PROFÉTICOS DO AT

RESUMO


O LIVRO DE EZEQUIEL
a)      AutorEzequiel.
b)      Tema - O Juízo e a Glória de Deus.
c)      Data – Entre 593 - 573 a.C
d)      PropósitoEzequiel ministrou à geração de sua época, uma geração extremamente pecaminosa e completamente sem esperança. Por meio de seu ministério profético, ele tentou levá-los ao arrependimento imediato e à confiança no futuro distante. Ele ensinou que: (1) Deus trabalha através de mensageiros humanos; (2) Mesmo com a derrota e desespero, o povo de Deus precisa afirmar a soberania de Deus; (3) A Palavra de Deus nunca falha; (4) Deus está presente e pode ser adorado em qualquer lugar; (5) As pessoas têm que obedecer a Deus se quiserem receber bênçãos e (6) o Reino de Deus virá.
e)      Características Principais - (1) Contém um grande número de visões surpreendentes, de parábolas arrojadas e de ações simbólicas e excêntricas, como um meio de expressão da revelação profética de Deus. (2) Seu conteúdo é
organizado e datado com cuidado: registra mais datas do que qualquer outro livro profético do AT. (3) Duas frases características
ocorrem do começo ao fim do livro: (a) “então saberão que eu sou o SENHOR” (sessenta e cinco ocorrências com suas variantes); e
(b) “a glória do SENHOR” (dezenove ocorrências com suas variantes). (4) Ezequiel recebe de Deus, de modo peculiar, os nomes de
“filho do homem” e “atalaia”. (5) Este livro registra duas grandiosas visões do templo: uma delas mostra-o profanado e à beira da
destruição (8—11), e a outra, purificado e perfeitamente restaurado (40—48). (6) Mais do que qualquer outro profeta, Ezequiel
recebeu ordens de Deus para identificar-se pessoalmente com a palavra profética, expressando-a através do simbolismo profético. (7)
Ezequiel salienta a responsabilidade pessoal do indivíduo e sua responsabilidade diante de Deus
.
O LIVRO DE DANIEL
a)      AutorDaniel.
b)     Tema – A soberania de Deus.
c)  Data536-530 a.C
d)   Propósito Há duplo propósito no livro de Daniel: (1) dar ao povo do concerto do AT a certeza de que o juízo de seu cativeiro entre as nações gentias não seria permanente e (2) legar ao povo de Deus - no decurso da sua história – as visões proféticas da soberania de Deus sobre as nações. E triunfo final do seu reino na Terra. Este duplo propósito é demonstrado no decorrer do livro, na vida de Daniel e de seus três amigos, e na mensagem e ministério profético de Daniel. O livro afirma que as promessas de Deus, de preservar e restaurar o seu povo, são tão firmes como o reino messiânico vindouro que durará para sempre.      
e)  Características PrincipaisOito características assinalam o livro de Daniel. (1) É o mais breve dos quatro profetas maiores, e o mais lido e estudado de todos os profetas do AT. (2) nos trechos proféticos do NT, Daniel é mais frequentemente citado ou aludido do que qualquer outro livro do AT. (3) é o “Apocalipse” do AT e, como o de Apocalipse do NT revela grandes temas proféticos de vital importância para a igreja tempo do fim. (4) contém o resumo profético mais detalhado de toda a história final do AT. É a única profecia do seu autor humano do que qualquer outro escrito profético do AT (com a possível exceção de Jeremias). (5) Note-se que Daniel era um homem assinalado por grande integridade de caráter, sabedoria profética e esforçado na oração e no jejum. (6) Contém o melhor exemplo de intercessão pela restauração do povo de Deus baseado nas inspiradas promessas da palavra de Deus. (7) As histórias de Daniel e dos seus amigos estão entre as mais queridas na Bíblia. (8) O episódio da “escritura na parede” durante o banquete de Belsazar é muitíssimo conhecido por toda parte.


O LIVRO DO PROFETA OSÉIAS
a)      AutorOséias.
b)      TemaO julgamento Divino e o Amor Redentor de Deus.
c)      Data O Livro de Oséias foi provavelmente escrito entre 715 e 710 a.C.
d)      Propósito Oséias escreveu este livro para lembrar aos israelitas - e a nós – de que o nosso é um Deus amoroso, cuja lealdade ao povo de Sua aliança é constante. Embora Israel tenha continuado a recorrer a falsos deuses, o amor inabalável de Deus é retratado no marido sofredor da esposa infiel. A mensagem de Oséias é também uma de advertência àqueles que dariam as costas ao amor de Deus. Através da representação simbólica do casamento de Oséias e Gomer, o amor de Deus pela nação idólatra de Israel é exibido em uma rica metáfora com temas de pecado, juízo e amor perdoador.
e)    Características PrincipaisSete aspectos básicos caracterizam o livro de Oséias. (1) Ocupa o primeiro lugar na seção do AT chamado “O livro dos Doze”, também conhecida como os “profetas menores”, por causa, de sua brevidade com a comparação com Isaías, Jeremias e Ezequiel. (2) Oséias é um dos dois  únicos profetas do Reino de Deus do Norte  a terem um livro profético no AT,( o outro é Jonas), (3) a semelhança de Jeremias e Ezequiel, (4) contém cerca de 150 declarações a respeito dos pecados de Israel, (5) mais do que qualquer outro profeta do AT. (6) Não há ordem visível entre suas profecias, é difícil distinguir onde uma profecia termina e outra começa. (7) Elas acham-se repletas de vívidas figuras de linguagem, muitas das quais tiradas do co-Mário rural.     

O LIVRO DO PROFETA JOEL
a)      AutorJoel.
b)      TemaO dia do Senhor, um dia da ira e do juízo de Deus.
c)      DataEntre 835—805 a.C ou de 500 a.C.
d)      Propósito – A nação de Judá, o cenário para o livro, é devastada por uma vasta horda de gafanhotos. Essa invasão de gafanhotos destrói tudo -- os campos de trigo, as vinhas, os jardins e as árvores. Joel descreve simbolicamente os gafanhotos como um exército humano marchando e enxerga tudo isso como julgamento divino sobre a nação por seus pecados. O livro é destacado por dois grandes eventos. Um deles é a invasão de gafanhotos e o outro é a efusão do Espírito. A realização inicial deste evento é citado por Pedro em Atos 2 como tendo acontecido no dia de Pentecostes.
e)      Características Principais –  Cinco aspectos caracterizam o livro de Joel. (1) É uma das obras literárias mais esmeradas do AT, (2) contém a profecia mais proferida no AT a respeito do derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade. (3) Registra numerosas calamidades nacionais, pragas de gafanhotos, seca, fome, incêndios arrasadores e etc. (4) Enfatiza que Deus, às vezes, opera  sobre naturalmente na história através de calamidades naturais e conflitos militares a fim de levar a efeito o arrependimento. (5) Oferece o exemplo de um pregador que, em virtude de sua estreita comunhão com Deus, arrepender-se de modo decisivo, e conseguir resultados positivos.        

O LIVRO DO PROFETA AMÓS
a)      AutorAmós.
b)   TemaProclamar a justiça, a retidão e a retribuição divina pelo pecado.
c)      Data Entre 760 –755 a.C
d)     Propósito Revela que a metade do séc. VIII a.C foi uma época de grande prosperidade tanto para Israel como para Judá. Sob o domínio de Jeroboão, Israel havia conquistado novamente o controle das rotas internacionais do comércio— a Rodovia do Rei, através da transjordânia, e o Caminho do Mar, através do vale de Jezreel e ao longo da planície da costa. De acordo com 2Rs 14.25, ele restaurou as fronteiras de Israel desde Lebo Hamate (ao norte) até o mar da Arabá (o mar Morto, ao sul). Judá, sob o domínio de Uzias, reconquistou Elatae ( o porto marítimo de Ácaba) e expandiu-se para o sudeste às custas dos filisteus. Israel e Judá haviam atingido novos auges políticos e militares, mas a situação religiosa estava fraca o tempo todo. A idolatria estava exuberante; os ricos estavam vivendo na luxuria, enquanto os pobres estavam oprimidos; a imoralidade havia generalizado; e o sistema judicial estava corrompido. O povo interpretava sua prosperidade como um sinal da bênção de Deus sobre eles. A tarefa de Amós era entregar a mensagem de que Deus estava descontente com a nação. Sua paciência já havia se esgotado. O castigo era inevitável. A nação seria destruída a menos que houvesse uma mudança no coração deles— uma mudança na qual a “Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça, como o ribeiro impetuoso” (5.24).
e)      Características PrincipaisSeis aspectos básicos caracterizam o livro de Amós. (1) É, primeiramente, um grito profético em favor da justiça e da retidão, baseado no caráter de Deus. (2) Ilustra vividamente quão abominável é para Deus a religião quando divorciada de uma conduta reta. (3) É uma confrontação radical e vigorosa entre Amós e o sacerdote Amasias, que se tornaria uma cena clássica na profecia hebraica. (4) seu estilo, audaz e enérgico, reflete a inabalável lealdade do profeta a Deus  e aos seus justos padrões para com o povo do concerto. (5) Demonstra a disposição de Deus em usar pessoas que lhe são tementes, (6) há, em Amós, numerosos trechos bem conhecidos, entre os quais 3.3-7; 4.6-12; 5.14-15; etc.           

O LIVRO DO PROFETA OBADIAS
a)      AutorObadias.
b)   TemaO juízo de Edom.
c)      Data 840 a.C.
d)     Propósito – Este livro foi escrito: (1) para revelar a intensa ira de Deus contra os edomitas por terem se regozijado com o sofrimento de Judá; (2) para entregar a palavra do juízo divino contra Edom; Obadias profetiza o resultado final da atuação de Deus; para os edomitas – destruição; para Israel, o povo de Deus – livramento no futuro Dia do Senhor.    
e)      Características PrincipaisQuatro aspectos básicos caracterizam a profecia de Obadias. (1) É o livro mais breve do AT; (2) e um dos três profetas vocacionados por Deus a dirigirem sua mensagem quase que exclusivamente a uma nação gentia (os outros dois são Jonas e Naum); (3) há muita semelhança entre Obadias e Jeremias; (4) o livro não é citado nem aludido no NT. 

O LIVRO DO PROFETA JONAS
a)      AutorJonas.
b)     TemaA magnitude da misericórdia salvífica de Deus.
c)    DataCerca de 760 a.C.
d)   Propósito – Depreende-se neste livro um tríplice propósito: (1) demonstrar a Israel as nações a magnitude e a ampliação da misericórdia divina e a atividade de Deus através da pregação do arrependimento; (2) demonstrar, através da experiência de Jonas, até que ponto Israel decaíra de sua vocação  missionária original, de ser luz e redenção aos que habitam nas trevas; (3) lembra ao Israel apóstolos que Deus em seu amor e misericórdia envia a nação. Não um único profeta, mas muitos profetas fieis, que entregaram sua mensagem de arrependimento a fim de evitar o castigo que o pecado fatalmente acarretaria diferentemente de Nínive. No entanto, Israel rejeitara os profetas de Deus e a oportunidade que ele lhe oferecia para que se arrependesse de sua iniquidades, e recebesse os frutos da misericórdia.
e)    Características PrincipaisQuatro aspectos básicos caracterizam o livro de Jonas: (1) é um dos dois livros proféticos do AT escrito por um profeta nascido e criado no Reino do Norte (Oséias e outro); (2) é uma obra prima de narrativa concisa e em prosa; somente a oração em ação de graça estar em forma poética. (3) Está repleto da atividade sobrenatural de Deus, além da crometrada e providencial tempestade e do grande peixe. Há aboboreira o verme, o vento oriental e a maior maravilha de todos; o arrependimento de toda a cidade de Nínive; (4) contém de forma mais clara que em qualquer outro livro do AT, a mensagem de que a graça salvífica de Deus e tanto para os gentios como para os judeus. 


O LIVRO DO PROFETA MIQUÉIAS
a)      AutorMiquéias.
b)     TemaJuízo e Salvação Messiânica.
c)    DataCerca de 740-710 a.C.
d)  Propósito – Miquéias escreveu a fim de advertir a sua nação a respeito da certeza do juízo divino, para especificar os pecados que provocavam a ira de Deus e para resumir a palavra profética dirigida a Samaria e Jerusalém. (1) Este livro profano preserva a grande mensagem de Miquéias as últimas gerações de judá antes de os Babilônios invadirem a nação. Além disso, faz uma contribuição importante a revelação total do Messias vindouro. 
e)        Características PrincipaisCinco aspectos básicos caracterizam o livro de Miquéias: (1) depende da semelhança de Thiago; (2) parte da linguagem de Miquéias  austera e direta; (3) tal como o profeta Isaías, Miquéias expressa nítida consciência de sua chamada em ação profética; (4) o livro traz uma grande expressão da Bíblia sobre a misericórdia de Deus e a sua grande per doadora. O livro contém três importantes profecias citada noutras parte da Bíblia: (1) que salvou a vida de Jeremias, outra que diz respeito ao local onde o Messias deveria de nascer e ainda outra usada pelo próprio Jesus.


O LIVRO DO PROFETA NAUM
a)      AutorNaum.
b)   TemaDestruição iminente de Nínive.
c)      DataCerca de 620 a.C.
d)   Propósito – Naum teve duplo propósito: (1) Deus usou para pronunciar a destruição iminente da ímpia e cruel Nínive. Nenhuma nação tão ímpia, como os assírios, poderiam alimentar esperança quanto ao juízo divino. Ele não ficaria impune. (2) Ao tempo Naum entrega uma mensagem de consolo ao povo de Deus, o consolo deriva-se não do   desmatamento, do sangue dos inimigos, mas um saber que Deus preservara a justiça do mundo, e que um dia estabelecerá o seu reino de paz.
e)      Características PrincipaisTrês aspectos básicos caracterizam o livro de Naum: (1) é um dos três livros proféticos do AT, cuja mensagem dirigida quase que exclusivamente a uma nação estrangeira (os outros dois são Obadias e Jonas); (2) seu conteúdo profético e linguagem poética acham-se pontuados metáforas descrivas; vívidos quatro verbais e linguagens francas como em nenhuma outra parte da Bíblia; (3) há uma ausência notável da mensagem judaica concernentes aos pecados e idolatria da nação. Talvez por o livro tenha sido escrito durante as reformas do pecado e idolatria da nação, talvez por o livro tenha sido escrito durante as reformas do rei Josias pelo contrário, traz palavras de esperanças e consolo a Judá.


O LIVRO DO PROFETA HABACUQUE
a)    AutorHabacuque.
b)     TemaViver pela fé.
c)    DataCerca de 610 a.C.
d)   Propósito – Diferentemente da maioria dos outros profetas Habacuque não profetiza a desviada Judá, Habacuque, após haver considerado intrigante o problema de os caldeus, de uma nação deploravelmente ímpia, serem espadas por Deus para tragar seu povo em juízo, perante aos fiéis que Deus liderar com toda a iniquidade do tempo determinado. Entremente, os justos pela sua fé viverão e não pelo seu entendimento. Em seguida, o profeta afiança: escutarei no Deus da minha salvação.
e)    Características PrincipaisCinco aspectos básicos caracterizam a profecia de Habacuque: (1) aos níveis de profetizar o respeito da apostada Judá, registra, em seus diários pessoal suas conversações particulares com Deus e subsequente revelação profética; (2) contém pelo menos três formas literárias distintas entre si “DIÁLOGO” entre o profeta e Deus, o profeta manifesta três características em meio tempo adversos: faz perguntas honestas ao Senhor, revela fé inabalável na soberania divina e manifesta zelo pelo avivamento; (4) a visão que o profeta tem de Deus no cap. 3 e uma das mais sublimes da Bíblia, relembra, teofania que tem de Deus no monte Sinai; (5) nenhum profeta do AT fala com mais eloquência a respeito da questão da fé que Habacuque não somente na sua declaração, o justo, pela sua fé viverá, como também seu testemunho pessoal.   


O LIVRO DO PROFETA SOFONIAS
a)      AutorSofonias.
b)   TemaO dia do Senhor.
c)    DataCerca de 630 a.C.
d)   Propósito – O objetivo de Sofonias foi advertir Judá e Jerusalém quanto ao juízo divino iminente ameaçador. O juízo divino e aqui chamado de o grande dia do Senhor. Aplicação imediata da palavra profética que era apostada Judá receberia ajusta retribuição por sua iniquidade, Sofonias escreveu também, para encorajar os fiéis, com a sua mensagem de que Deus um dia haveria de restaurar o seu povo.
e)      Características PrincipaisCinco aspectos caracterizam o livro de Sofonias: (1) é o único profeta que apresenta uma lista considerável da sua linhagem; (2) contém a revelação mais completa no AT a respeito do Dia do Senhor; (3) demonstra que o povo de Deus precisa ser confrontado por sua advertência; (4) contém uma doutrina bem desenvolvida a respeito do remanescente fiel; (5) a revelação de Sofonias a respeito do Dia vindouro da era de Deus, para os ímpios, e do grande dia da salvação para seu povo contribui para a revelação do AT sobre o fim dos tempos.   


O LIVRO DO PROFETA AGEU
a)    AutorAgeu.
b)   TemaReedificação do templo.
c)    Data520 a.C.
d)   Propósito – Durante o período de quatro meses antes de Cristo Ageu entregou quatro concisas mensagens registradas neste livro (ver o esboço). As mensagens tinham duplo propósito: (1) exortar Zorobabel (o governador) e Josué (o sumo sacerdote) amobilizarem o povo para reedificação do templo; (2) motivar o povo e reordenar suas vidas prioridades para que a obra da casa de Deus fosse recomeçada as bênçãos divinas. 
e)    Características PrincipaisQuatro aspectos básicos caracterizam o livro de Ageu: (1) foi a primeira palavra profética nítida por Judá, depois do exílio babilônicas; (2) é o segundo menor livro do AT apenas 38 versículos: Obadias e o menor; (3) a frase “Assim diz o Senhor (e suas variações) ocorre 28 e 29 vezes exaltando urgência de sua mensagem aos repatriados; (4) contém uma das profecias mais arrojadas do AT a respeito da visitação futura de Deus.


O LIVRO DO PROFETA ZACARIAS
a)    AutorZacarias.
b)   TemaConclusão do templo e as promessas messiânicas.
c)    DataEntre 520-430 a.C.
d)     Propósito – Os dois propósitos que Zacarias tinha em mente ao escrever seu livro correspondem as duas divisões principais da obra: (1) Os capítulos de 1-8 foram escritos a fim de encorajar remanescente judeu, em Judá, a persistir na construção do templo. (2) Os capítulos 9-14 foram escritos para fortalecer os judeus que, tendo excluído o templo, ficaram desanimados por não ter aparecidos imediatamente o Messias. Nesta passagem, é revelado também em que importará a vinda do Messias.
e)      Características Principais Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Zacarias. (1) É o mais messiânico dos livros do AT em virtude de suas muitas referências ao Messias que ocorrem em seus 14 capítulos. (2) Entre os profetas menores possui ele as profecias mais específicas e compreensivas a respeito dos  eventos que marcaram o final dos tempos. (3) Representa a harmonização mais bem sucedida entre os ofícios sacerdotal profética em toda a história de Israel, mas que em qualquer outro livro do AT, suas visões e linguagens altamente simbólica e assemelham-se ao apocalipse de Daniel e Apocalipse. (5) Revela um exemplo notável de ironia divina ao prever atraição de Moisés por trinta moedas de prata. (6) A profecia de Zacarias e respeito de Moisés no cap. 14 como o grande rei guerreiro reinando sobre Jerusalém, é uma das que mais inspiram reverentes temor em todo o AT.


O LIVRO DO PROFETA MALAQUIAS
a)    AutorMalaquias.
b)   TemaAcusações de Deus contra o judaísmo após o exílio.
c)    DataCerca 430-420 a.C.
d)   Propósito – Quando Malaquias escreveu o judeu repatriado passava novamente por adversidade declínio espiritual. À medida que sua fé minguava ia se tornando mecânico insensível na sua observância ao culto divino indiferente as exigências da lei. Malaquias confronta os sacerdotes com apelo profético (1) para arrependerem-se de seus pecados e da hipocrisia religiosa para que não fossem surpreendidos pelo castigo divino. (2) Para removerem a desobediência que bloqueava o fluxo do sabor e bênção de Deus; e (3) para voltarem ao Senhor ao seu concerto com o seu coração sincero e obediente.
e)      Características PrincipaisCinco aspectos básicos caracterizam o livro de Malaquias. (1) De modo simples direto e vigoroso retrata vividamente o debate entre Deus e seu povo. (2) Dá destaque ao método de perguntas e respostas na apresentação da palavra profética com Nanda menos com 23 perguntas trocadas entre Deus e o povo. (3) Malaquias, o último dos profetas do AT, e seguido de 400 anos de silêncio profético. A longa ausência profética terminaria no surgimento de João Batista. (4) Expressão “o Senhor dos exércitos” ocorre 20 vezes neste breve livro. (5) Destaca-se que o profeta final  (que encerra a mensagem profética do AT) prediz que Deus enviaria algum como Elias para restaurar os pais piedosos em Sião, contrariamente às tendências sociais predominantes que levaram a desintegração da família.

O LIVRO DO PROFETA BARUQUE
a)    AutorBaruque.
b)     TemaInfluências dos profetas da época do Exílio.
c)    DataFoi escrito por volta do século I a.C.
d)   Propósito – A obra tem por objetivo mostrar como era a vida religiosa daquele povo, seus cultos e tem o mérito de conservar o sentimento religioso dos israelitas dispersos pelo mundo todo após a ruína de Jerusalém e a perda de quase todas as suas instituições. Mostra como eles conservaram viva a consciência de ser um povo adorador do verdadeiro Deus. Ao mesmo tempo, mostra a consciência que tinham do desastre nacional: não atribuem tudo isso à infidelidade de Javé; ao contrário, reconhecem que os males se originaram por culpa deles próprios: estão assim porque desprezaram a palavra dos profetas, rejeitaram a justiça e a verdadeira sabedoria. Mas, ao lado dessa consciência de seus pecados, conservam uma viva esperança, pois acreditam que Deus não abandona o seu povo e continua fiel às promessas. Se houver arrependimento e conversão, poderão confiar no perdão divino: serão reunidos de novo em Jerusalém, que é para sempre a cidade de Deus.
e)    Características PrincipaisCinco partes caracterizam o livro de Baruque: (1) Capítulo 1:1-14: faz uma descrição da origem da obra, uma introdução (em prosa); (2) Capítulos 1:15 a 3:8: há confissão dos pecados de Israel (1:15-2:10) e suas orações, pedindo perdão(2:11-3:8), foi escrita originalmente em hebraico (em prosa), e desenvolve a oração de Dn 9:4-19; (3) Capítulos 3:9 a 4:4: Os profetas exortam o povo a parar de cometer erros e seguir os mandamentos dados (em poesia, no estilo dos livros sapienciais); (4) Capítulos 4:4 a 5:9: O povo recebe por meio dos profetas a promessa de que será liberto do cativeiro (em poesia); (5) Capítulo 6: Jeremias diz que o povo está idolatrando e que deve parar com isso (Carta de Jeremias - em poesia), na Septuaginta este capítulo é um livro a parte, enquanto que na Vulgata e nas Bíblias Católicas é o capítulo 6 do Livro de Baruc, parece ter sido escrita originalmente em hebraico e 2Mc 2:1-3 parece referir-se a ela.

RESUMO ESQUEMÁTICO DO LIVRO DO PROFETA JONAS

O Livro de Jonas tem apenas quatro capítulos:
1)    A retirada ordenada 1.1-3
·         “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive” 1.1-2;
·         Jonas foge para Tarsis 1.3;
2)     O retorno providencial 1.4-2.10
·       O Senhor manda uma tempestade 1.4-9;
·       Os marinheiros o jogam no mar 1.10-16;
·       O Senhor prepara um grande peixe 1.17;
·       Jonas ora 2.1-9;
·       Ele é vomitado na terra 2.10;
3)     A renovação bem-sucedida 3.1-10
·       Uma segunda chance de levantar e ir é dada a Jonas 3.1-3;
·       Jonas prega 3.4;
·       A população se converte 3.5-9;
·       Deus demonstra piedade 3.10;
4)     Uma reação negativa 4.1-11
·       Jonas desgostou-se 4.1-5;
·       Deus ensina uma lição 4.6-11.




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